quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nações Unidas ajuda o País com as informações

Nações Unidas ajuda na actualização das informações da Guiné-Bissau
Nações Unidas tem ajudado na busca de informações para a Guiné-Bissau.
O site do PRS aproveita para actualizar.

UNIOGBIS/PIU: REVISTA DE IMPRENSA GUINÉ-BISSAU –  Terça, 28 abril 2015  
[english version below]
 
Nenhum dos artigos e/ou declarações aqui incluídos representam os pontos de vista e opinião do UNIOGBIS. O objetivo desta revista de imprensa da Guiné-Bissau é apenas o de fornecer aos leitores o resumo de algumas das informações disponíveis na internet, ou rádios, da Guiné-Bissau, sobre temas selecionados. Para histórias sobre o UNIOGBIS, por favor visite o nosso sitewww.uniogbis.unmissions.org  
 
 
Nacional
 
ÉBOLA: Amostras de casos suspeitos vão ser enviadas para Boké
Bissau, 27 abr (bissaudigital.com) – Os técnicos do Ministério da Saúde assinaram um acordo de princípio com a vizinha República da Guiné-Conacri, definindo que a partir de agora, as amostras de casos suspeitos de Ébola nas regiões de Tombali, sul, e de Gabú, leste, serão enviadas para Boké, região Conacri-guineense que faz fronteira com a Guiné-Bissau.
Este envio de amostras é o resultado de uma missão técnica de saúde que o país efetuou à Conacri, no quadro da prevenção e luta contra o vírus de Ébola, entre 14 e 19 de Abril, soube a PNN.
 
 
FINANÇAS: Tesouro americano apoia Guiné-Bissau na melhoria do seu sistema fiscal
Bissau, 27 abr (bissaudigital.com) – O ministro da Economia e Fianças, Geraldo Martins, anunciou que a partir do segundo semestre de 2015, o Tesouro do Governo dos EUA vai começar a dar o seu apoio à Guiné-Bissau, no que diz respeito à melhoria do sistema fiscal nacional.«Através do Fundo Monetário Internacional tivemos oportunidade de conversar com Tesouro americano, que a partir de segundo semestre deste ano, o governo americano vai começar a dar apoio à Guiné-Bissau na melhoria do seu sistema fiscal, sobretudo através da Direcção-geral de Contribuições e Impostos», revelou Geraldo Martins.
AUTARQUIAS: APU-PDGB espera que haja eleições em 2017
Bissau 28 abr (ANG) – O Secretário-geral da Aliança Popular Unida-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) considerou hoje que seria bom que, de uma vez por todas, se realizassem as eleições autárquicas por forma a completar o ciclo democrático no país. 
Juliano Augusto Fernandes falava em entrevista exclusiva à ANG, a propósito do anúncio feito recentemente pelo Secretário de Estado da Administração Territorial, segundo o qual  as eleições autárquicas terão lugar em 2017, na Guiné-Bissau
 
INFÂNCIA: UNICEF capacita técnicos do estado na área de análise de privações
Bissau, 28 abr (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, promove a partir de hoje e durante dois dias, uma ação de capacitação para técnicos das instituições estatais no domínio da metodologia de análise de sobreposição de privações múltiplas (MODA).
Na cerimónia de abertura, Issa Jandi, diretor-geral do Plano, considerou a UNICEF como “parceiro incontornável” na defesa dos direitos das crianças na Guiné-Bissau. 
 
 
SEGURANÇA: INTERPOL capacita agentes no domínio da Gestão de Fronteiras
Bissau, 28 abr (ANG) – O gabinete nacional da INTERPOL promove, a partir de hoje e durante três dias, uma ação de capacitação dos agentes que lidam nas  zonas  fronteiriças do país na área de gestão integral das fronteiras, informou ontem à ANG o Inspetor Coordenador da Divisão do Sistema de Informação do gabinete nacional da INTERPOL, Melânico Correia.
Segundo o mesmo, “pretende-se evitar que cadastrados internacionais, sobretudo os traficantes e terroristas, entrem ou saiam do território nacional com documentos”.
 
CPLP: grupos parlamentares preparam sessão do Brasil
Bissau, 28 abr (ANG) - A capital angolana, Luanda, acolhe desde hoje a reunião preparatória da VIª sessão ordinária da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa ( AP-CPLP) prevista para este ano, no Brasil. 
Durante dois dias, os participantes no encontro, com excepção do Brasil, ausente por motivos justificados, analisam instrumentos para o funcionamento da AP-CPLP, com realce para o memorando sobre as implicações legais resultantes da instalação do secretariado permanente da organização.

Internacional
 
GAZA: ONU acusa Israel de ataques a escolas durante a guerra de Gaza
28 de abril de 2015 - (Aljazeera) - Inquérito diz que os militares israelitas são responsáveis pela morte de pelo menos 44 palestinos que buscaram refúgio em locais da ONU no ano passado.
Um inquérito da ONU acusou as forças de segurança israelitas por sete ataques mortais contra escolas da ONU em Gaza que foram usadas como abrigos durante a ofensiva do ano passado.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse num comunicado nesta segunda-feira que ele deplorou os ataques que mataram pelo menos 44 palestinos e feriram pelo menos 227 outros nos locais da ONU.
"É uma questão de extrema gravidade que aqueles que olhavam para eles em busca de protecção e abrigo viram as suas esperanças e confiança defraudadas", acrescentou Ban.
A comissão de inquérito independente descobriu também que foi encontrado armamento em três escolas da ONU em Gaza e que em dois casos combatentes palestinos "provavelmente" dispararam contra as forças israelenses a partir de escolas. Ban disse também que isto é "inaceitável".


Koumba Yala recordado numa Homenagem Ímpar

Segundo foi noticiado pela RFI no dia 25 de Abril, dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido da Renovação social (PRS) dirigiram-se para a aldeia natal de Kumba Yalá, Pekon/Bula, no norte de Bissau, há cerca de 80 km, em "homenagem póstuma" ao defunto Presidente guineense. 
O "acontecimento" é cultural e é dos mais importantes da nossa terra para honrar os mortos.  

A cerimónia é familiar, mas pela dimensão política da figura em causa virou-se nacional. Decorre desde sexta-feira e termina amanhã domingo, dia 27 de Abril. Para além dos dirigentes, militantes e simpatizantes do PRS, fundado pelo carismático líder, dirigiram-se também dirigentes de outros partidos para assistir esse acto solene de evocação da pessoa e alma de Kumba Yalá, falecido por doença súbita no dia 4 de Abril de 2014, aos 61 anos de idade.   
 
Há, no entanto, boatos a circular e que dão conta de que o "acontecimento" acaba por ser também político, visto que é nestas ocasiões que os actuais dirigentes do PRS poderão saber quem de facto foi apaniguado de Kumba Yalá e quem ainda se mantêm nas hostes do partido por ele fundado.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

PRS acolhe em Bissau a família de internacional centrista e recebe rasgados elogios sobre apoio a estabilização da Guiné-Bissau


A Conferência Internacional sobre a Internacional Democrática do Centro (IDC) organizada pelo PRS em Bissau, arrancou esta manhã. No Hotel Azalay, os representantes dos partidos como a Unita da Angola, PSD de Portugal, ADI, de São-Tomé e Principe e MpD de Cabo Verde, juntar para discutir a presença do PRS no mundo e a sua contribuição para autarquias na Guiné-Bissau.

Oliveira Pinto, Secretário-Geral dos autarcas do PSD, ao usar de palavra em nome dos representantes dos partidos políticos, disse que o PRS mudou. E essa mudança é comentada em todas as partes do mundo. Quanto a Conferência, qualificou-a de um importante contributo do partido para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, uma vez que todos os parceiros são experientes nas questões autárquicas.

Florentino Mendes Pereira, secretário-geral do PRS, foi quem presidiu a cerimónia da abertura e apelou a todos no sentido de trabalharem para o bem-estar da Nação. Leia na íntegra, o seu discurso, num encontro marcado com a presença do Secretário-Geral da IDC e do histórico da Unida, Alcides Sakala.

DISCURSO PROFERIDO PELO SECRETÁRIO-GERAL DO PRS NA CERIMONIA DE ABERTURA DA CONFERENCIA INTERNACIONAL “PRS NO MUNDO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO AUTÁRQUICO”


Sua Excelência, D. Alberto Ruiz Thiery, Coordenar geral da IDC - Internacional Democrata Centrista; Sua Excelência, senhor Dr. Silvestre Gabriel Samy, Secretário-geral Adjunto da UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola; Sua Excelência, senhor Dr. Alcides Sakala, responsável pelas Relações Externas da UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola; Sua Excelência, senhor Eng.º Jorge Santos – Responsável pelas Relações Externas, deputado, e antigo Presidente do MpD – Movimento para a Democracia em Cabo Verde; Sua Excelência, senhor Dr. Pedro Oliveira Pinto, representante do PSD – Partido Social Democrata e Secretário-geral da ASD – Autarcas Social-democratas; Ilustres representantes do Corpo diplomático; Digníssimos deputados da Nação; Ilustres representantes dos Partidos políticos; Caros colegas da direção superior do partido; Ilustres convidados; Caros amigos da Imprensa; Minhas senhoras e meus senhores.

Queria em primeiro lugar, começar por saudar os nossos ilustres convidados, representantes de partidos amigos, que não pouparam esforços, na reorientação das suas carregadas agendas, para estarem aqui presentes, o que muito nos honra.
Aos nossos amigos angolanos da UNITA, nas pessoas do Dr. Silvestre Gabriel Samy e do Dr. Alcides Sakala, que ao reconhecerem a importância deste ato, não deixaram de pôr de lado, os seus deveres parlamentares para estarem presentes e solidários connosco neste momento, os nossos mais sinceros agradecimentos, em nome do Presidente do nosso Partido, Alberto Nambeia que não pôde estar aqui connosco e em meu nome pessoal.

Vai também uma palavra de agradecimento em nome do PRS, através dos seus ilustres representantes ao valente povo angolano. Ao nosso amigo, D. Alberto Ruiz Thiery, Coordenador Geral da Internacional Democrata Centrista, organização que muito nos honra com a sua presença neste evento, e que de resto, será objeto de análise daqui por instantes, o nosso muito obrigado. Igualmente, o nosso muito obrigado ao nosso amigo, o Eng.º Jorge Santos, ilustre deputado da Nação cabo-verdiana e antigo Presidente do Movimento para a Democracia, o MpD, que preside a IDC Africa, pelo seu empenhamento na integração do PRS na Internacional Democrata Centrista.

E por fim, como já dizia a Bíblia, os últimos são os primeiros, o nosso muito obrigado também é dirigido ao nosso digno e estimado amigo português, o representante do Partido Social Democrata, Dr. Pedro Oliveira Pinto, Secretário-geral dos Autarcas Social-democratas.

Mas também não gostaria de deixar de dirigir um meu muito obrigado especial ao meu estimado amigo pessoal, o Eng.º Walter Teixeira antigo deputado do PSD e devoto amigo da Guiné-Bissau, quiçá, por ter bebido, na sua infância a água do Pindjiguiti.

Minhas Senhoras e Meus Senhores
Como é do conhecimento de todos, em 1992, com a adoção da célebre Lei-quadro dos Partidos políticos, a Guiné-Bissau enveredou, então, pelo caminho da construção de um Estado de Direito Democrático, isto é, um Estado assente no multipartidarismo, na separação de poderes democraticamente instituídos e no equilíbrio semipresidencialista de poder.

Porém, separando a teoria da prática, pode-se dizer que, do ato da declaração formal e constitucional do novo regime político à sua verdadeira realização, existe, na realidade, um longo percurso a fazer. E este, como é do conhecimento de todos, tem conhecido várias vicissitudes.

Nessa senda, foi fundado a 14 de janeiro de 1992 pelo nosso líder carismático, o Dr. Kumba Yalá e alguns companheiros, o Partido da Renovação Social, que, a par de outras formações políticas formalizadas e reconhecidas na altura, pode e deve ser considerado um dos principais impulsionadores do regime democrático instalado a partir das primeiras eleições gerais, democráticas e multipartidárias realizadas em 1994.

Pode-se dizer que o PRS é um fruto extraordinário, resultante, no entanto, de uma gestação tremendamente difícil, quanto dolorosa. O nosso Partido surge, pois, como fruto de uma convocatória da história política do nosso país a participar na honrosa, nobre e gratificante missão de edificar uma sociedade de direitos e um Estado de direito democrático.

O PRS tem, portanto, a consciência exata do seu papel e da sua responsabilidade na arena política guineense. A par dessa consciência, encontra-se nele enraizada a convicção da sua afirmação definitiva como partido de governo, que passa, necessariamente, por mais e melhor saber e saber fazer, isto é, por uma melhor organização e funcionamento das suas estruturas, o que inclui, com certeza, a capacidade de estabelecer e tirar vantagens das relações de parceria com organizações políticas amigas na comunidade internacional, como é o caso da IDC – Internacional Democrata Centrista, do MpD – Movimento para a Democracia de Cabo Verde, do PSD – Partido Social Democrata de Portugal, da UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola que se encontram aqui entre nós, mas também da ADI de São Tomé do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, do RPR do Presidente Alassane Ouatara da Côte d’Ivoire, da APR do Presidente Macky Sall do Senegal, que por razões de calendário não estão presentes. Portanto, posso seguramente afirmar que temos razões mais que justificantes para a realização da presente conferência.

Minhas Senhoras e Meus Senhores
O País hoje vive uma situação de verdadeira acalmia e estabilidade políticas graças a um consenso geral dominante nas elites políticas do nosso país, que se consubstancia na prevalência do interesse nacional em detrimento das cores partidárias.

A mercê deste clima de entendimento foi recentemente verificado um sucesso inesperado, na recente Mesa Redonda em Bruxelas, que ultrapassou todas as expetativas iniciais, e fez com que o país regressasse ao concerto das Nações.
Grosso modo, pretende-se, com esta conferência, não só melhorar a performance do partido em termos do seu desempenho político-organizativo, mas também, mais especificamente, propor e debater ideias que permitam o aprimoramento das suas parcerias políticas e do seu programa face as primeiras eleições autárquicas que se avizinham.

Por isso espera-se da parte dos dirigentes e quadros técnicos do partido uma plataforma clara de entendimento relativamente à noção e à importância política da IDC, e das vantagens da nossa filiação, e, por outro lado, também se espera adquirir mais ciência e mais experiência, que servirão de base para a nossa contribuição parlamentar do PRS na conceção de leis autárquicas e na elaboração do nosso programa eleitoral autárquico.

Desejo uma boa sessão de trabalhos e dou por aberta a Conferência.
Bem-haja e muito obrigado a todos.
Florentino Mendes Pereira
– Secretário-geral
Bissau, 13 de abril de 2015

quarta-feira, 8 de abril de 2015

PRS acolhe a reunião do IDC para discutir às autarquias, descentralização política e poder local


O Partido de Renovação Social (PRS) acolher em Bissau no princípio da próxima semana, 12 de Abril de 2015, a reunião do Internacional Democrático do Centro (IDC). A reunião de Bissau vai juntar várias famílias membros dessa organização para discutir “PRS no mundo, às autarquias, descentralização política e o Poder Local”.

Segundo o Secretariado Nacional do PRS, que vai ocupar-se da organização deste destacado evento, nele tomam parte, partidos como, a UNITA da Angola, o PSD de Portugal, o MpD de cabo Verde, APR do Senegal, entre outros.

Florentino Mendes Pereira, Secretário-geral do PRS considerou de importante essa reunião, não só pela afirmação do partido no mundo, mas também para a própria Guiné-Bissau, em virtude dos temas que vão ser debatidos. “PRS no mundo”, é um dos temas a ser discutido nessa reunião, onde ainda, por exemplo, vai-se discutir “autarquias, descentralização política e poder local.

Todos estes partidos já participaram nas eleições autárquicas nos seus respectivos países e servirão de experiencia para a Guiné-Bissau”, comentou o secretário-geral do PRS.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Juventude do PRS e Mesa Redonda


Comunicado da Juventude do PRS

No passado dia 25 de Março, a Guiné-Bissau realizou em Bruxelas, uma Conferência Internacional com os parceiros internacionais denominada Mesa redonda. Nesta conferência o actual Governo inclusivo liderado pelo Eng. Domingos Simões Pereira, apresentou uma Visão Estratégica e um Plano Operacional, para os próximos 10 anos. A visão 2025 cuja elaboração contou com a colaboração de todos os guineenses tornando-o num Plano Nacional, teve recepção aceitável dos parceiros e resultou num compromisso de 1.5 biliões de dólares entre empréstimos e doações. Este acto só por si, merece o reconhecimento de todos, por se tratar de prova de confiança dos parceiros internacionais nas novas autoridades, mas sobretudo, a determinação em dar mais uma oportunidade a Guiné-Bissau.

Sendo assim, a Juventude do Partido de Renovação Social (JPRS) não podia ficar indiferente a esse efeito com vista ao relançamento do desenvolvimento da Guiné-Bissau. Num reconhecimento ao trabalho feito e a necessidade de preservar os ganhos conseguidos, a JPRS reunida numa sessão extraordinária para analisar o assunto, decidiu:

1.     Elogiar a acção do Governo na elaboração e apresentação do documento aos parceiros;

2.     Destacar o empenho e a colaboração do Presidente da República na realização da Mesa;

3.     Encorajar a Direcção Superior do PRS a continuar com as contribuições valiosas que tem vindo a dar no sentido de assegurar um ambiente político favorável a estabilidade governativa e que resultou em parte no sucesso da Mesa Redonda;

4.     Congratular-se com a comunidade internacional pela forma especial que abraçou a causa do povo guineense manifestando inequivocamente a sua vontade em ajudar o País sobretudo neste difícil em vive em que tanto precisa;

5.     Encorajar os membros de Governo pelos empenhos nos respectivos ministérios e pelos resultados conseguidos em apenas poucos meses de governação;

6.     Agradecer a Sociedade Civil e ao povo da Guiné-Bissau em geral pela atitude de paciência e de colaboração demonstrada em prol da estabilidade político-social da Guiné-Bissau de uns tempos a esta parte, facto este que terá contribuído bastante para os ganhos que hoje comemoramos;

7.     Apelar a classe política em geral e em particular aos titulares dos órgãos da soberania no sentido de reforçarem mais o diálogo político nacional em busca das soluções consensuais a volta das grandes questões do interesse nacional, como a forma de criar a confiança nos parceiros do desenvolvimento da Guiné-Bissau e encorajar-lhes a apoiarem o País;

8.     Instar os guineenses a darem toda a colaboração necessária para a materialização desta oportunidade capaz de permitir ao País a relançar o seu desenvolvimento;

9.     Exortar ao Governo a colocar no centro das suas prioridades a problemática da juventude através da criação de condições para formação e emprego;

10.                       Exortar ao Governo no sentido de accionar mecanismos para resolução de problemas que afectam os guineenses e dos trabalhadores públicos, independentemente do local onde se encontrarem ou da cor partidária;

11.                       Finalmente, a Juventude da Renovação Social agradece a Deus todo poderoso pelo amor, pela graça, pela misericórdia e pelas ricas e poderosas benções que nunca faltou a Guiné-Bissau.

           Bem-haja à todos.

                                                 Bissau, 31 de Março de 2015