terça-feira, 11 de outubro de 2016

CEDEAO luta para reconciliação no PAIGC e escolha de um PM consensual

Quatro horas depois, já estão a serem conhecidos os primeiros passos. A missão da CEDEAO chefiada por Alpha Kondé, presidente da Guinée-Conacri está a lutar para definitivamente resolver o problema. A primeira estratégia é ver um entendimento no PAIGC e os seus deputados expulsos. A seguir é escolher um PM de consenso. A CEDEAO decidiu resolver, de vez este, o problema antes de políticos nacionais abandonarem aquele país vizinho.

A deslocação para Conakri, a pedido do mediador da CEDEAO, o presidente Alpha Condé, vai na lógica da resolução da crise política guineense.

“Confrontados que estamos com indigitação de um PM pelo mediador, desde logo, faz cair por terra, por um lado, a tese da manutenção do actual executivo, e por outro, abre grandes expectativas sobre o entendimento a volta da figura do próximo PM. Se por um lado, o PAIGC, apesar de ter assinado o acordo de 10 de setembro, onde, claramente, se consta ruptura constitucional, continua a reclamar legitimidade de indigitação um PM, o PRS e os 15 reclamam, por outro lado, por razões de coabitação, que essa figura seja indicada entre 3, pelo presidente da República Dr. José Mário Vaz”, disse uma fonte presente na reunião.
 
A estratégia do mediador, segundo o porta-voz do PRS, consiste em conseguir a reconciliação interna dos 15. “Coisa que decorre neste MOMENTO, apesar do PAIGC continuar a afirmar que a reintegração não é incondicional. O outro passo do mediador é conseguirmos consensualmente escolher um Primeiro-ministro”, resumiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário