segunda-feira, 10 de outubro de 2016

China perdoa 30 milhões de euros a Guiné-Bissau e apoia o OGE com 15 milhões

O recente Fórum de Macau que juntou a China e os seus parceiros bilaterais teve resultados económicos e financeiros extremamente vantajosos para a Guiné-Bissau. Depois das acções desenvolvidas pelo Primeiro-ministro, Dr. Baciro Djá, o Governo chinês decidiu tomar medidas que ajudam o país a aliviar a pressão financeira e falta de investimentos.

O encontro dos responsáveis dos dois Governos resultou no perdão de dívida biliteral contraída há muito na ordem de 30 milhões de euros. Este perdão envolve igualmente o serviço que o país devia pagar. A China vai conceder apoio orçamental ao Governo guineense em 15 milhões de euros ainda este ano. O Primeiro-ministro, Baciro Djá já disse que, a iniciativa é um alívio para o país, tendo em conta as dificuldades económicas e financeiras que a Guiné-Bissau enfrenta.

No que se refere aos investimentos de longa duração, a República Popular de China selecionou 10 projectos em diferentes áreas para investir.


Assim, em jeito do balanço, o chefe do Governo considerou de bastante positivo, a participação da Guiné-Bissau no Fórum Macau e prometeu que o Governo vai aproveitar de melhor maneira o gesto da China que qualificou de “país irmão da Guiné-Bissau”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário