sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Negociações para o fim da crise vão continuar em Bissau

A ronda negocial de três dias na Guinée-Conacri entre as forças vivas da Guiné-Bissau terminou esta manhã no Palácio dos Povos. Durante três dias, os responsáveis políticos, da sociedade civil e religiosos do país, discutiram qual a melhor saída para a crise política prevalecente a um ano. O encontro culminou com a assinatura de um documento que as partes são obrigadas a respeitar a sua implementação.

Victor Pereira, porta-voz do PRS e elemento integrante da comitiva do partido no encontro, explicou ao blog do PRS, o que aconteceu. “Chegamos ao fim dos trabalhos com à assinatura pelas partes do Acordo de Conakri. Basicamente o acordo fixa o procedimento da escolha consensual de um PM que goze da confiança do PR. À formação de um governo inclusivo com uma orgânica negociada no conjunto dos partidos políticos representados na ANP na base do princípio da sua representação proporcional. Esta fórmula terá que ser negociada em Bissau na perspetiva de respeitar a soberania guineense. A supervisão da CEDEAO também ficou garantida, com à Internet instituição de 3 níveis de instâncias”, explicou.



De sublinhar que a participação do PRS e a postura assumida pelos seus representantes foi profundamente elogiada pelos mediadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário