sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Funcionários da EAGB reclamam trinta e sete meses de atrasados salariais

O Presidente do Sindicato de Base da empresa da Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), Altair Vaz Gomes, em declaração ao Repórter do Jornal Última Hora, no passado dia 6 de Janeiro corrente afirmou que a greve que devia ter lugar na mesma data não foi levantada, mas sim foi suspensa em detrimento das negociações que vão decorrer posteriormente.

Segundo o Presidente do Sindicato de Base da EAGB, a greve foi suspensa pela direcção do sindicato de base da empresa, por motivos moral tendo em conta ao respeito da população que se vive em Bissau. Vaz Gomes disse que desde a marcação da data da greve o patronato nunca lhes chamou para negociar e que as negociações só aconteceram um dia antes do início da greve.

 “O que estamos a exigir é o pagamento de trinta e sete meses de atrasados salariais; o pagamento da íntegra dos Seguros da Segurança Social; o pagamento aos familiares dos falecidos funcionários da empresa; equipamentos adequados; casas de banhos na Central Eléctrica de Bissau entre outros,” defendeu o Presidente do Sindicato. Vaz Gomes espera que haja um bom senso da parte do patronato durante as negociações – afirmando que sabem que a empresa está nas condições de pagar essas devidas devido o fornecimento regular da corrente eléctrica e água na cidade de Bissau que está sendo acontecer ao longo dos últimos tempos.

O sindicalista esclareceu ainda que devido o fornecimento da água e energia aos clientes da empresa e estes também estão a pagar regularmente e efectivamente a direcção deve ter arrecadado alguma coisa. “O que nós estamos a exigir é o nosso direito,” assegurou o Altair M. Vaz Gomes defendendo que, se as negociações não surtirem efeitos a concretização da greve será automática.


Vaz Gomes sustentou que acharam por bem que devem tolerar e dar benefício de dúvidas a esta direcção para ver o que finalmente podem conseguir para os trabalhadores. Apelou ainda os trabalhadores no sentido de ficarem atentos e confiantes de que nos posteriores comunicados que o sindicato irá emitir. Reafirmou que a greve não foi levantada mas sim, foi suspensa em detrimento das negociações que vão decorrer posteriormente ainda hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário